Início Carreira Como se tornar um Desenvolvedor de Games?

Como se tornar um Desenvolvedor de Games?

893
0

Se engana quem pensa que o universo dos games é só diversão e aventura, pois por trás de cada animação existe um grande trabalho que exige conhecimento e muita dedicação. E é esse trabalho que tem chamado a atenção de muitos jovens que amam jogos e desejam tornar essa paixão em uma carreira sólida. Pensando nisso, separei algumas curiosidades sobre o profissional desenvolvedor de games.

Apesar do crescimento da tecnologia estar substituindo lentamente algumas profissões, outras — que antes não possuíam muita visibilidade no mercado — estão ganhando cada vez mais atenção e gerando muito mais empregos do que uma ou duas décadas atrás, como é o caso da programação de jogos.

E a melhor parte é que, além dessas profissões estarem adotando padrões totalmente inovadores, que tornam a rotina de trabalho mais leve, está cada dia mais fácil se tornar um desenvolvedor de games e fazer seu hobbie virar a sua principal fonte de renda. Confira então, 7 curiosidades que todo futuro programador de jogos precisa saber antes de iniciar a carreira.

7 curiosidades sobre desenvolvedores de games

Embora a maioria das pessoas acredite que o desenvolvimento de jogos seja um trabalho moderno e recente, os primeiros estudos e projetos da área datam a década de 60 e foram iniciados por acadêmicos de Ciência da Computação, o que revela as inúmeras transformações que o campo tecnológico recebeu ao longo dos anos.

E para conhecer um pouco mais a respeito dessa área que hoje é tão vasta e almejada, veja 7 curiosidades super importantes sobre a história e a carreira em programação de jogos.

1. Os jogos eletrônicos possuem 9 gerações

No geral, os games podem ser divididos em categorias, como pinball, arcade, consoles e os jogos de computadores. Além de serem os mais usados atualmente, os jogos de computadores continuam em constante evolução e inovação, desde o seu surgimentos, na década de 60.

E graças a essas inovações, é possível identificar 9 gerações diferentes nos jogos eletrônicos — 10 contando com a geração atual, iniciada em 2016. Porém, não é raro ver os desenvolvedores de game misturando e/ou acrescentando uma categoria à outra, como o famoso pinball que já recebeu diversas adaptações aos games de PC.

2. Conhecer as tecnologias precursoras é um diferencial

Considerando o tópico acima, já dá para imaginar que apenas imaginação não basta para fazer esse mix de categorias e gerações acontecer, não é mesmo? Por isso, conhecer as tecnologias antigas pode ser um passo importante para quem quer ter uma carreira de destaque no mundo da programação de jogos.

Isso não significa que você precisa dominar linguagens que já estão em desuso, mas conhecer pelo menos o básico das mais famosas é uma ótima estratégia de demonstrar proatividade e ainda ter em mente alguns recursos a mais na hora de apresentar um novo projeto aos seus chefes.

3. Entender inglês é um pré-requisito básico

Os games eletrônicos surgiram nos EUA, logo quase todo material de estudo estará em inglês, e mesmo que você tenha alguns manuais traduzidos, seu aprendizado será muito limitado. Portanto, ter uma boa leitura do idioma norte americano é fundamental para exercer o trabalho de desenvolvedor profissional.

E claro, os diversos e grandiosos eventos que acontecem na área estão espalhados pelo mundo todo e reúnem pessoas de diferentes nacionalidades. Ou seja, ter um segundo idioma para se comunicar internacionalmente, além de facilitar a sua rotina de trabalho, certamente te dará mais oportunidades fora do país.

4. Os profissionais mais completos são essenciais

Não adianta entender apenas sobre programação de jogos, é preciso saber ao menos o básico sobre design gráfico, produção e até mesmo efeitos de som. Quanto mais habilidades, mais chances de elaborar um projeto possível de ser realizado sem grandes alterações, afinal você entenderá o grau de dificuldade de cada passo do desenvolvimento de jogos.

Você deve sim ter a sua especialidade, mas aproveite o tempo livre para dar uma estudada sobre os outros fatores que fazem parte da estrutura de um game. De preferência, realize cursos online ou de curta duração que oferecem certificado, assim você poderá comprovar o grau de entendimento mesmo fora da sua área de atuação.

5. Dominar três linguagens de programação é fundamental

Assim como citado no tópico anterior, você deve ter a sua especialidade, como uma linguagem de programação preferida, na qual você tem mais habilidade e já desenvolveu mais trabalhos. No entanto, é fundamental que você tenha domínio em ao menos três linguagens de programação e esteja sempre buscando conhecer novas.

O profissional que sabe trabalhar em diferentes tecnologias pode conseguir muito mais sucesso na carreira de desenvolvimento de jogos por se adaptar facilmente as necessidades da empresa e ter êxito em todas as suas programações. Além disso, você ganha mais versatilidade até para trabalhar nos seus projetos pessoais.

6. Existem softwares de programação de jogos para crianças?

Sim, assim como existem plataformas que facilitam a programação de jogos para profissionais, existem outros softwares que ensinam as crianças a como criar um jogo. Também há uma série de cursos presenciais destinados ao público infantil entre 7 e 13 anos, que ensinam a manusear essas plataformas de forma leve e divertida.

Mas não se engane, isso não significa que para se tornar um desenvolvedor de games você precisa começar cedo ou que você já está velho demais para entrar nesse universo. Os cursos infantis são a prova de que dá para aprender a programar com qualquer idade, basta ter força de vontade e a mente aberta para entender o funcionamento dos códigos e afins.

7. A carreira está em ascensão e a concorrência também

Hoje em dia os jogos eletrônicos estão muito mais populares graças a acessibilidade que a tecnologia tem ganhado. Sem contar que, cada vez mais recursos são adicionados aos games, o que exige uma equipe ainda mais capacitada. Por isso, a demanda por desenvolvedor de jogos tende a continuar crescendo exponencialmente e oferecendo um salário muito atrativo.

Não é a toa que mais e mais pessoas estão se interessando pelo mundo da programação e buscando se especializar no desenvolvimento de jogos. Por isso, se você deseja entrar para essa carreira, esqueça o tempo que passou e comece a se dedicar o quanto antes para aprender como criar um game. Busque cursos, se envolva em projetos de universidades e aproveite os recursos que a internet oferece.

Agora que você já conhece algumas curiosidades sobre o mundo dos jogos, está pronto para preencher os pré-requisitos e se tornar um desenvolvedor de games? Não esqueça que nessa área, em constante expansão, o conhecimento nunca é demais. Invista no seu aprendizado e coloque em prática suas técnicas para ser um programador de sucesso.

Curso Desenvolvimento de Games Online

Seja um Desenvolvedor de Jogos Profissional

Clique na imagem abaixo e saiba como Programar Jogos.

Curso Desenvolvimento de Games Online

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui