Mudar o tipo de Rede no Windows (Pública ou Privada)

Generic Category (Portuguese)300x250

Como mudar de rede pública para privada e vice-versa no Windows 7, 8.1 e 10?

Quando você se conecta a uma rede o sistema Windows te pergunta se está conectando a uma rede doméstica, de trabalho ou pública.

O Windows usa essas informações para determinar a segurança do sistema operacional. Mas a boa notícia é que podemos mudar o tipo de rede no Windows 7, 8 e 10.

Ou seja, eu posso mudar de rede pública para privada (doméstica) ou alterar de rede privada para pública a qualquer momento.

Mas lembre-se! Essa mudança deve ser feita com cautela. Nunca ative uma rede privada quando estiver conectado em uma rede desconhecida, como uma rede no aeroporto por exemplo, pois seu sistema ficará vulnerável.

Podemos considerar que a rede privada é do tipo casa ou trabalho, enquanto a rede pública pode ser qualquer outra rede.

Pode acontecer do Windows detectar uma rede privada sendo uma rede pública e vice-versa. Mas poderá fazer as alterações manualmente para garantir que não compartilhe documentos confidenciais em uma rede pública. LEIA TAMBÉM (Como configurar rede no Windows 7 e Windows 10).

Antes de determinar a melhor maneira de classificar sua rede, você precisa entender as diferenças entre rede pública e privada no Windows.

Mas antes, se você ainda não se inscreveu em nossas redes sociais, não perca tempo. Clique nos links abaixo e confira nossas dicas e os melhores treinamentos online de TI para alavancar sua Carreira Profissional!

Facebook     Youtube     Google+     Twitter     Linkedin

Tipos de rede no Windows 7, 8.1 e 10

mudar o tipo de rede no windows

Rede Privada no Windows

A rede privada pode ser uma rede doméstica ou uma rede de trabalho. Este tipo de rede permitirá a maioria dos recursos de rede, como compartilhamento de arquivos, configuração do dispositivo de rede, descoberta de rede, e outros recursos.

Use esse tipo de rede se confiar na rede à qual você está se conectando. Se conectar a uma rede desconhecida usando esse perfil de rede estará vulnerável e poderá compartilhar arquivos com pessoas desconhecidas.

Rede pública no Windows

Uma rede pública é o tipo de rede padrão. Se nenhum tipo de rede for selecionado, o Windows configurará o Firewall do Windows usando as regras do tipo de rede pública.

Na rede pública, as regras do Firewall do Windows serão as mais restritivas. O firewall irá bloquear a maioria dos aplicativos e alguns recursos como compartilhamento de arquivos e impressoras, descoberta de rede e configuração automática de dispositivos de rede.

Você deve usar esse tipo de rede quando você tiver apenas um computador e não quiser se comunicar com nenhum outro dispositivo de rede.

Rede de domínio no Windows

A rede de domínio é automaticamente detectada quando seu computador é membro no domínio do Active Directory.

O Windows deve detectar esse tipo de rede automaticamente e configurar o Firewall do Windows de acordo com o perfil de rede de domínio.

Este tipo de rede dá mais controle ao administrador da rede, e o administrador pode aplicar diferentes configurações de segurança usando as políticas de grupo do Active Directory.

Como mudar de rede pública para doméstica (privada) no Windows 7, 8, 8.1 e 10?

LEIA TAMBÉM:

Como bloquear programas no Windows 7, 8 e 10 via GPO

Como entrar no modo de segurança Windows 8 e 10

IT Certification Category (Portuguese)300x250

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *