Configuração do Firewall do Windows 7, 8, 10

Generic Category (Portuguese)300x250

Para quem não sabe o Windows tem um Firewall incorporado com capacidade de criar regras poderosas.

Como o Firewall do Windows é possível bloquear programas com acesso à Internet, restringir o tráfego para portas específicas e endereços IPs, e muito mais! Tudo sem precisar instalar outro firewall.

Muitos Profissionais de TI sem experiência acabam desativando o Firewall do Windows por não conseguirem resolver problemas simples, como abrir uma porta para o funcionamento de um programa. Sinceramente nem sei se uma pessoa dessas pode ser chamada de Profissional de TI, já que configurar o Firewall do Windows é um conhecimento necessário.

O firewall inclui três perfis diferentes, de modo que possa aplicar regras diferentes às redes públicas e privadas. Essas opções estão incluídas no Painel do Firewall do Windows com Segurança Avançada.

Há várias maneiras de abrir o painel de configuração do Firewall do Windows com Segurança Avançada. Uma delas é pelo Painel de Controle do Windows acessando o Firewall do Windows, e depois do lado esquerdo “Firewall do Windows com Segurança Avançada”.

Você também pode digitar “Firewall do Windows” na caixa de pesquisa do Windows para acessar a ferramenta.

Firewall do Windows com segurança avançada: perfis de rede

O Firewall do Windows usa três perfis diferentes:

  • Domínio : usado quando seu computador está conectado a um domínio.
  • Privado : usado quando conectado a uma rede privada, como uma rede de trabalho ou doméstica.
  • Público : usado quando conectado a uma rede pública, como uma rede Wi-Fi pública.

LEIA TAMBÉM:

Como mudar de rede pública para privada

Como bloquear pendrive no Windows

Configurar rede no Windows 10 e Windows 7

Como bloquear programas no Windows 7, 8 e 10

Quando você conecta em uma nova rede o Windows pergunta se essa rede é pública ou privada. Um sistema pode usar um perfil específico de acordo com a conexão de rede. Por exemplo, um notebook pode usar o perfil de domínio quando conectado a um domínio no trabalho, perfil privado quando conectado a uma rede doméstica e o perfil público quando conectado a uma rede Wi-Fi pública.

Para conhecer mais detalhes sobre o Firewall do Windows e como configurar essa ferramenta, assista o vídeo que gravei no meu canal do Youtube abaixo…

Como configurar o Firewall do Windows 7, 8, 10?

IT Certification Category (Portuguese)300x250

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *