Como entrar no modo de segurança Windows 8 e 10?

Modo de segurança é uma opção de resolução de problemas do Windows que limita o sistema para funções básicas. O Modo de segurança inicia o Windows com apenas drivers e serviços essenciais para o sistema funcionar.

O Windows 8 e Windows 10 introduziu um novo boot que diminui o tempo que leva para o sistema iniciar. Infelizmente, para fazer isso, a Microsoft precisou remover as opções de inicialização Avançadas quando você pressiona a tecla F8 antes do boot. Leia também (o que é Windows ICD).

Existe algumas opções para iniciar o Windows 8 e Windows 10 no modo seguro, e uma delas é iniciar as configurações do sistema e depois em inicialização do sistema para reiniciar no modo de segurança.

Independentemente de algumas opções que vou te mostrar nesse artigo, para ativar o menu f8 será necessário seguir de 2 a 3 etapas para acessar o Modo de Segurança do Windows 8 e Windows 10 ao invés de um processo com o qual estávamos acostumados. Leia também (como fazer RAID 0 no Windows).

Para quem já trabalhava com as versões anteriores do Windows, uma das etapas mais comuns para resolver problemas do computador era inicializar em modo de segurança. Para conseguir entrar no modo de segurança no Windows bastava pressionar a tecla F8 antes de carregar o sistema.

ativar modo de segurança

Mas se você tentou usar esse recurso no Windows 8 ou no Windows 10, percebeu que essa opção já não funciona. Mas o que aconteceu com o Modo de Segurança do Windows 8 e Windows 10?

Na minha opinião, deixar as opções de inicialização avançadas ativadas (menu F8) é fundamental para resolver problemas do sistema, e bem mais simples do que ativar esse recurso quando o sistema já não estiver inciando mais.

E neste artigo vou te ensinar como entrar no modo de segurança no Windows 8 e Windows 10 (ativar tecla F8), para acessar facilmente as opções de inicialização do modo de segurança e outras ferramentas de diagnóstico. Leia também (Como converter partição MBR para GPT).

Além de aprender como entrar no modo de segurança, você também irá aprender como sair do modo de segurança.

Como falei, existem algumas opções para entrar no modo de segurança, e essas opções dependem se você pode ou não inicializar o computador, ou se você pode fazer login no computador. Esse primeiro exemplo é o mais fácil:

Como entrar no modo de segurança no Windows

Se você consegue inicializar o PC na tela de login, você pode manter pressionada a tecla SHIFT enquanto clica em Reiniciar para ser levado para a tela de opção de solução de problemas onde você pode ativar o Modo de Segurança. Segue os passos: Leia também (Como bloquear Pendrive no Windows).

  1. Pressione a tecla Windows + C e, em seguida, clique em Configurações;
  2. Clique em Energia , mantenha pressionada a tecla Shift no teclado e clique em Reiniciar;
  3. Clique em Soluções de Problemas;
  4. Clique em Opções Avançadas;
  5. Clique em Configurações de inicialização;
  6. Clique em Reiniciar;
  7. Pressione a tecla 5 no teclado para ativar o modo de segurança com rede. O Windows será iniciado no modo de segurança com rede.

Ativar modo de segurança no Windows (Menu F8)

Para ativar o modo de segurança no Windows 8 e Windows 10 (tecla F8), segue as etapas:

  1. Execute o Prompt de Comando elevado como Administrador;
  2. Com o prompt de comando elevado, digite o seguinte comando (Bcdedit / set {default} bootmenupolicy legacy);
  3. Pressione a tecla Enter. Se você inseriu o comando corretamente, o Windows informará que “a operação foi concluída com êxito”;
  4. Reinicie o computador. Agora você pode pressionar F8 quando ligar o computador para acessar o modo de segurança e outras opções avançadas de inicialização. Leia também (Como fazer dual boot pelo VHD).

Como tirar o modo de segurança no Windows 8 e Windows 10 (menu F8)

Se você quiser desativar a tecla F8 e voltar para a configuração original do Windows, siga os passos a seguir:

  1. Execute o Prompt de Comando elevado como Administrador;
  2. Com o prompt de comando elevado, digite o comando (bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard);
  3. Pressione a tecla Enter. Se você inseriu o comando corretamente, o Windows informará que “a operação foi concluída com êxito”;
  4. Reinicie o computador para as configurações entrarem em vigor. A tecla F8 foi desabilitada.

Eu gravei 2 vídeos explicando como iniciar o Windows 8 e Windows 10 no modo de segurança. Confira:

Como iniciar o Windows 8 e 8.1 no Modo de Segurança?

Como iniciar no Modo de Segurança Windows 10?

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *