Como configurar RAID 1 (espelhamento) no Windows?

Generic Category (Portuguese)300x250

Como configurar RAID 1 (espelhamento) via Software no Windows?

Bom, já imaginou se perder seus arquivos caso aconteça alguma falha no Disco Rígido (HD)? Realmente não seria agradável, e os prejuízos podem ser enormes!

E caso seja um empresário ou gestor de TI, é de sua responsabilidade contratar um Profissional de TI capaz de implementar uma segurança para proteger um dos seus principais ativos: “suas informações!”.

E neste artigo vou te ensinar como configurar RAID 1 (espelhamento), de modo que você possa ter uma cópia sincronizada do seu HD  onde estão armazenados seus arquivos importantes.

Mas antes, se você ainda não se inscreveu em nossas redes sociais, não perca tempo. Clique nos links abaixo e confira nossas dicas e os melhores treinamentos online de TI para alavancar sua Carreira Profissional!

Facebook     Youtube     Google+     Twitter     Linkedin

Existem duas opções para montar uma matriz RAID 1, via Hardware e via Software. E neste artigo vou tratar do RAID 1 via Software, ou seja, usando o próprio sistema Windows para configurar o RAID 1. LEIA TAMBÉM (Como entrar no modo de segurança no Windows 8 e 10).

O que é RAID 1 (espelho)?

Podemos dizer que RAID 1 é uma cópia (espelho) de um HD. Esse recurso de espelho é implantando quando se deseja ter uma tolerância contra falhas nos discos (HD). Ou seja, se um dos discos falhar, o outro ainda continua acessível.

Quando ocorre uma falha em um dos HDs, e extremamente importante fazer a substituição do disco para reconstruir a matriz RAID 1 (espelhamento).

RAID 1 via Hardware ou via Software?

Hoje em dia, qualquer placa mãe disponibiliza uma controladora RAID com diversos níveis, como RAID 0, RAID1, etc. LEIA TAMBÉM (Como configurar RAID 0 no Windows).

Se pretende instalar o sistema operacional no nível RAID 0, ou seja, para aumentar o desempenho, já que os dados serão divididos entre os discos, é necessário usar o RAID 0 via Hardware.

Mas se deseja apenas fazer um espelho do seu HD, mantendo uma tolerância contra falhas, o RAID 1 pode ser configurado via software, no próprio sistema Windows.

Vantagens do RAID 1 via Software (Windows)

  • Portabilidade – Uma matriz RAID 1 configurada no Windows permanecerá se você substituir sua placa mãe; Uma matriz RAID 1 via Hardware (chipset da placa mãe) provavelmente não estará ativa se substituir a placa mãe, porque provavelmente usará uma controladora RAID diferente.
  • Gerenciamento – Criar e formatar partições de disco rígido utilizado a interface gráfica do Windows é mais fácil do que usar um utilitário de texto aparentemente desatualizado do chipset da placa mãe.
  • Performance – Uma verdadeira controladora RAID (uma placa separada normalmente é cara) com certeza fornece um desempenho superior. Mas considerando o RAID do chipset da placa mãe e do Windows, ambas utilizam a CPU para controlar a matriz RAID, e a diferença de velocidade é insignificante.

Como montar RAID 1 (espelho) no Windows?

No exemplo a seguir, estarei usando uma máquina virtual configurada no VirtualBox. Vou utilizar o sistema Windows 8.1 para configurar o RAID 1 (espelho).

Para fazer a configuração da Matriz Raid 1, é necessário ter 2 discos (HD) no computador, um com os arquivos e outro para fazer o espelho e que esteja com espaço não alocado,  de preferência que sejam da mesma marca e modelo.

Acesse o Gerenciador de Discos (diskmgmt.msc);

como configurar raid 1

Clique com o botão direito no volume que deseja espelhar e depois em adicionar espelho;

adicionar espelho raid 1

Selecione o disco que será utilizado para criar o espelho com espaço não alocado e clique em adicionar espelho;

configuração raid 1

Clique em ok para converter disco básico para disco dinâmico; LEIA TAMBÉM (Como converter partição MBR para GPT).

converter disco básico para dinâmico

Agora você tem um novo volume RAID 1 espelhado. Você notará que ambas as unidades na matriz RAID 1 informam “Sincronizando”, que é basicamente a cópia da unidade para o outro HD. Este processo pode demorar bastante se você tiver muitos dados, mas isso não tem problema porque está sendo feito em segundo plano.

sincronização matriz raid 1

Logo abaixo tem um vídeo que gravei onde explico com mais detalhes como configurar RAID 1 (espelhamento) no Windows. Espero que tenha sido útil para você!

E se possível, compartilhe nas redes sociais para fortalecer o nosso trabalho. Até a próxima…

Como configurar RAID 1 (espelhamento) no Windows?

IT Certification Category (Portuguese)300x250

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

    1 Comentário

  1. Faço o uso de RAID há + de 10 anos e sem sombra de dúvida, as controladoras off-boards são as melhores, seja usando como RAID0, RAID1, RAID5 e/ou outra configuração que o usuário desejar. Impreterivelmente, o uso em conjuntos de BBU’s nas controladoras ou no-breaks nas máquinas em uso, considero como indispensáveis.
    RAID é RAID, Backup é Backup. RAID e Backup, são distintos entre si…
    Infelizmente alguns confundem RAID como se fosse um “Backup Alternativo”, o que de fato não é.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *