Início Infraestrutura Segurança de TI nas empresas e boas práticas de controle!

Segurança de TI nas empresas e boas práticas de controle!

675
1

Muito se fala na Segurança de TI nas empresas nos tempos atuais, e mesmo assim tem muitos empresários sofrendo com perdas de informações pelo não reconhecimento e negligência principalmente pela falta de investimento na área de TI. É quase impossível mensurar os valores de projetos, emails, imagens e arquivos importantes que simplesmente se perdem de um dia pro outro.

Se você dono de um negócio que não está informado desse assunto, leia as boas práticas desse artigo para te dar uma visão da importância da implantação de uma segurança inteligente e segura.

A consequência da perda e do vazamento de informações importantes

Para você calcular a consequência, vamos conhecer alguns prejuízos causados pela perda ou desvio dessas informações. ( Leia diferença entre hacker e cracker)

  • Perda de contratos;
  • Desvio de dinheiro;
  • Cópia de conteúdo restrito;
  • Distribuição indevida de documentos confidenciais para concorrência;
  • Custo altíssimo para reparar os danos.

Se sua empresa possui documentos importantes que não podem perder, acessa bancos para realizar pagamentos, possui computadores onde cada funcionário faz o que deseja e distribui acesso de internet sem fio sem um controle com certeza esses fatos e muitos outros exigem a implantação da Segurança de TI nas empresas.

Vamos a um exemplo simples: Você decide dispensar um colaborador que não tem um comprometimento com o trabalho e não colabora com os colegas, e esse colaborador com raiva decide apagar todos os arquivos da empresa. Você consegue imaginar o prejuízo causado por não ter uma segurança de TI eficaz?

Bom, acredito que agora você já tenha uma visão dos riscos, e pode acreditar, são sempre negligenciados pela maioria das empresas.

Esse exemplo citado acima é um dos vários problemas que podem ocorrer. Nesse caso, o problema está dentro da organização, mas imagina um invasor externo que consegue entrar na sua rede por não ter um firewall configurado e gerenciado, e consegue acessar suas informações e sua conta bancária!

O problema é que muitos casos desses tipo acontecem várias vezes e mesmo assim muitos não se protegem. Pecam pela inocência ao pensar que nunca irá acontecer.

Se você pensa assim, chegou a hora de mudar! Você deve pensar que ao navegar na internet, conectar um pendrive de um terceiro no seu computador você já está correndo um enorme risco. Pode acreditar, o que não falta são pessoas maliciosas encontrando uma maneira de destruir ou usar suas informações para outros fins. O principal remédio é a prevenção! Cuide da Segurança de TI nas empresas!

Boas práticas da segurança de TI nas empresas

Vamos conhecer boas práticas simples que você deve começar por em prática hoje mesmo. Quanto mais tarde pior!

Segurança de TI nas empresas

Firewall

Firewall é um controle total do que entra e sai da sua rede. Controla o que cada colaborador pode acessar e quais portas estarão liberadas para comunicação. Necessita um profissional de TI qualificado para implantar e gerenciar os acessos.

Criação de senhas

Cuidado ao criar senhas, principalmente em bancos. Procure criar senhas complexas, com caracteres especiais como ( $#@!) e com letras maiúscula e minúsculas. Nada de (1234), pois esse tipo de senha é como se não tivesse senha alguma. Utilize também números.

Atualização dos sistemas

Se você tem utilizado sistemas piratas, saiba que está correndo um grande risco. Uma economia hoje pode se transformar em grandes perdas futuras. Um sistema operacional como esse geralmente não recebem atualizações dos fabricantes, como consequência ficam desprotegidos das atuais ameaças prejudicando a Segurança de TI nas empresas.

Faça o backup dos arquivos

Faça sempre os backups dos arquivos necessários e importantes. Deixa sempre no mínimo dez backups anteriores e um backup idêntico dos arquivos atuais. Você pode programar diariamente, semanalmente ou mensalmente. (Leia programa para bloquear sites indesejados)

Essas foram algumas dicas importantes para você implantar a Segurança de TI nas empresas. Mas saiba que existem muitas outras tarefas que devem ser analisadas de acordo com cada organização.

O que você achou da matéria? Você tem controlado a Segurança de TI nas empresas? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!

Até mais…

Leia também:

Segurança da informação no cenário corporativo

Como bloquear sites

Como tirar os anúncios do navegador

1 COMENTÁRIO

  1. Materia bem objetiva e bacana para demonstrar como empresas
    podem sofrer prejuízos por não adotar uma boa politica de segurança em perimetro ou backup também.

    um problema que tivemos aqui na empresa, foi que fomos infectados por um Ransmware, este vírus, criptografou uma pasta inteira de um departamento, foi disseminado via e-mail.

    O nosso aplliance não barrou este e-mail e o usuário ao clicar, infectou toda a pasta e arquivos departamentais que ele tinha acesso. O problema não se agravou mais devido a politica de restrição de acesso a arquivos que implantamos.

    E conseguimos recuperar os arquivos criptografados devido a nossa politica de backup que usamos com o robocopy, replicando os aquivos diariamente.

    Boa matéria.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui