Como remover rel=”noopener noreferrer” no WordPress 4.7.4?

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Como remover o código rel=”noopener noreferrer” no WordPress 4.7.4 que está sendo adicionado por padrão ao criar um link nos artigos?

Essa função foi adicionada no WordPress versão 4.7.4. Portanto, se você instalou ou atualizou para essa versão, já deve ter notado o código rel=”noopener noreferrer” ao criar links para abrir em uma nova página, que usa o código target = “_ blank”.

E por esse motivo, já surgiram preocupações sobre essa tag rel=” noopener noreferrer”, e o que pode interferir na otimização do site em relação ao SEO, já que o código também é adicionado em links direcionados para o próprio site, e não somente em sites externos.

Primeiramente, esse código rel=”noopener noreferrer”, que junto com o código rel=”nofollow” que estamos acostumados a usar em nosso blog para não passar autoridade para sites desconhecidos, pode ficar assim rel=”nofollow noopener noreferrer”.

Essa foi uma mudança implementada pelos desenvolvedores do WordPress por causa de uma falha de segurança, chamada “phishing”, que aproveita da ligação entre a página de origem e a página de destino para instalar o código malicioso.

Vamos entender um pouco sobre essas tags nofollow, noopener e noreferrer.

nofollow, noopener, noreferrer

Na nova versão do WordPress 4.7.4 se você criar links para abrir em uma nova página (guia), automaticamente será adicionado o código rel=”noopener noreferrer” como no exemplo abaixo:

target=”_blank” rel=”noopener noreferrer” href=”https://www.marcoandrade.com.br”

Vamos entender um pouco sobre essas tags:

  • Target = “_ blank” – Indica para o navegador abrir o link em uma nova página (guia), permitindo que a página do seu site permaneça aberta em sua própria guia.
  • Rel = “nofollow” – Nofollow simplesmente significa que você não está passando autoridade para o link de destino, por exemplo, no caso de ser exclusivamente para ganho comercial, como acontece em links de afiliado. O Google aprova e apoia essa prática se tratando de SEO.
  • Rel = “noreferrer noopener” – Essas tags quando combinadas, basicamente significa que nenhuma informação de referência deve ser passada para o site sendo vinculado, e impede que a página recém-aberta tenha a capacidade de controlar a página que entregou o tráfego. Existe um código no seu blog, algo como “cabeçalho de referência” que adiciona informações sobre seu visitante, como navegador, dispositivo, localização, etc. Essa nova tag proíbe que as informações sejam passadas para a página de referência.

O que forçou essa mudança no WordPress?

noopener noreferrer

O motivo para forçar a tag rel=”noopener noreferrer” é que foi descoberto uma vulnerabilidade encontrada em links com “target =”_ blank”, que abre uma nova guia no navegador, sendo possível um Malware assumir o controle da página de origem, podendo no caso abrir uma página falsa no lugar do link de destino original.

Como a página já está aberta, o usuário que clicou no link nunca iria notar o que está acontecendo. Essa técnica é conhecida como Phishing.

O que pode acontecer com SEO do site?

Segundo informações que tenho, não há nenhum efeito sobre SEO (Search Engine Optimization). Por enquanto, nenhum dos motores de busca (google, bing) estão preocupados com noopener ou noreferrer.

Vale lembrar que apenas a tag nofollow tem efeito sobre o SEO, mas o noopener e noreferrer não, já que os mesmos estão relacionados com os navegadores.

E os links de afiliados?

Como aconteceu comigo, acredito que muitos devem estar preocupados em relação a links de afiliados, como sabem, aqui mesmo no blog indico cursos de parceiros.

E agora, será que vou receber pelos cursos que disponibilizo no blog? As empresas que geram esses links saberão onde foi realizada essa venda?

Bom, mais uma vez, por pesquisas que realizei, e foi muitas, essas empresas que trabalham com links de afiliados e geram códigos no final dos links, não terão problemas para contabilizar e gerenciar a origem das vendas.

Por outro lado, não encontrei nenhuma informação com 100% de certeza que o bloqueio de informações de referência será um problema ou não, já que o código rel=”noopener noreferrer” estará no link de afiliado

O mais interessante, se você trabalha como afiliado, e verificar com essas empresas o que esse código rel=”noopener noreferrer” pode interferir em suas campanhas, já que nenhuma informação de referência será repassada, principalmente se notar uma queda repentina nas vendas.

Como contornar esse problema?

Se você realmente tem preocupações relacionadas com SEO do site, então uma das maneiras para evitar que o código noopener noreferrer seja inserido no seu link é não criar links para abrir em uma nova guia, ou seja, não usar o código target =”_ blank”.

Mas quem trabalha como afiliado, sabe que é uma desvantagem, pois as pessoas que clicarem no link terão que clicar em voltar se desejarem acessar o seu site novamente. Mas essa é a maneira mais fácil de contornar o problema.

Como remover rel=”noopener noreferrer” no WordPress 4.7.4?

Se mesmo com as informações acima sobre a vulnerabilidade de segurança ainda desejar remover a tag rel=”noopener noreferrer”, saiba que o risco é seu, já que sem essa tag haverá brechas de segurança no WordPress.

Então se você não quer a tag rel=”noopener noreferrer” de jeito nenhum em seu blog WordPress, será necessário copiar o código abaixo e colar no final do arquivo functions.php (funções do tema), acessando “aparência”, “editor” e depois (funções do tema) no seu WordPress.

// Note that this intentionally disables a tinyMCE security feature.
// Use of this code is NOT recommended.
add_filter(‘tiny_mce_before_init’,’tinymce_allow_unsafe_link_target’);
function tinymce_allow_unsafe_link_target( $mceInit ) {
$mceInit[‘allow_unsafe_link_target’]=true;
return $mceInit;
}

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Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

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