Início Microsoft Como criptografar arquivos e pastas no Windows com (EFS)?

Como criptografar arquivos e pastas no Windows com (EFS)?

1370
0

Sem dúvida, criptografar arquivos e pastas é uma das melhores maneiras de manter suas informações importantes seguras. A boa notícia é que várias versões do Windows são compatíveis com o Sistema de Arquivos Criptografados “EFS”. Por exemplo, o Windows XP, o Windows 7, o Windows 8 (8.1) e Windows 10 incluem a Criptografia EFS, fácil de usar e muito segura, que permite criptografar arquivos e pastas com apenas alguns cliques.

O EFS é um sistema de criptografia disponível desde o Windows 2000. Depois que um arquivo é criptografado usando o EFS, ele só pode ser acessado pelo login do usuário que criptografou o arquivo. Embora outros usuários no mesmo computador possam ver seus arquivos, eles não poderão abri-los. É muito útil se você quer manter certos arquivos ou pastas privados.

Vale lembrar que para usar a Criptografia EFS requer o uso do sistema de arquivos NTFS, porque a criptografia é na verdade um atributo do sistema de arquivos. Mover ou copiar um arquivo para outro sistema de arquivos, como o FAT, os arquivos serão descriptografados. Deste modo, se copiar um arquivo criptografado para uma mídia que não esteja formata em NTFS, o arquivo perderá a criptografia.

Quando um arquivo é criptografado usando o EFS, ele só pode ser acessado pelo usuário que criptografou o arquivo. Isso significa que você precisa escolher uma senha forte para sua conta de usuário no Windows. Se você estiver em um PC compartilhado, outros usuários poderão ver seus arquivos criptografados, mas não poderão abri-los. A não ser que a conta Administrador tenha sido configurada como Agente de Recuperação.

A Criptografia EFS permite criptografar pastas e arquivos individuais. Mas a partir do Windows 7 foi lançado o BitLocker, que pode criptografar unidades inteiras de uma só vez. Mas o BitLocker só está disponível em algumas versões do Windows, como Enterprise.

Backup das chaves de criptografia (EFS)

criptografia efs windows

Todo o processo de criptografia é baseado nas Chaves de Criptografia. Se você perder essas chaves ou forem danificadas, você não conseguirá descriptografar os arquivos, e isso tornará os arquivos inacessíveis.  Portanto, fazer o backup das chaves de criptografia é extremamente importante.

LEIA TAMBÉM:

Configurar auditoria em pastas e arquivos no Windows

Configurar o Firewall do Windows

Como bloquear programas no Windows

Vírus que criptografa arquivos

Como ativar a Criptografia EFS no Windows

E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!

Até mais…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui