Como configurar rede no Windows 7 e Windows 10?

Olá amigos da TI! Neste artigo vou te ensinar como Configurar uma rede e Compartilhar pastas no Windows 7 e Windows 10.

Nós iremos usar a Central de Rede e Compartilhamento no Windows 7 e Windows 10, que podemos acessar através do ícone de rede próximo do relógio ou no Painel de Controle do Windows.

Mas antes, se você ainda não se inscreveu em nossas redes sociais, não perca tempo. Clique nos links abaixo e confira nossas dicas e os melhores treinamentos online de TI para alavancar sua Carreira Profissional!

Facebook     Youtube     Google+     Twitter     Linkedin

A Central de Rede e Compartilhamento do Windows é uma ferramenta essencial para visualizar e Configurar rede no Windows 10 e Windows 7.

Compartilhar arquivos entre Windows 10 e Windows 7 e outras versões do Windows é essencial para agilizar os processos em uma empresa. Imagine no mundo atual se cada usuário trabalhasse de forma independente em seus computadores…

E você como Profissional de TI deve saber como Configurar Rede no Windows e compartilhar arquivos e pastas entre versões do Windows, ou até mesmo outros sistemas operacionais, como o Linux.

Passos para Configurar a Rede no Windows 10 e Windows 7

Para Configurar a rede entre Windows 7 e Windows 10, nós iremos realizar as seguintes configurações no Windows:

  • Alterar o nome do computador e o grupo de trabalho;
  • Ativar a descoberta de rede no Windows;
  • Configurar o endereço IP no Windows;
  • Compartilhar uma pasta no Windows.

Alterar para Rede Doméstica no Windows

O primeiro passo é alterar para Rede Doméstica no Windows abrindo a Central de Rede e Compartilhamento. Para isso, basta clicar com o botão direito no ícone de rede próximo do relógio do computador, e depois em Abrir Central de Rede e Compartilhamento.

Em todas as versões do Windows, o aplicativo também está localizado no Painel de controle. No Windows 7, basta clicar em Iniciar e o Painel de controle será listado no lado direito do menu Iniciar. No Windows 8.1 e no Windows 10, basta clicar com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e escolher o Painel de controle na lista.

centra de rede e compartilhamento no windows

No Painel de Controle, você pode clicar na categoria Rede e Internet e, em seguida, clicar em Central de Rede e Compartilhamento . Se você estiver na visualização de ícone, basta clicar diretamente na Central de Rede e Compartilhamento.

compartilhar pasta entre windows 7 e windows 10

No topo, é possível visualizar o tipo de rede, o tipo de acesso, as informações do grupo doméstico e as informações de conexão. A primeira coisa a entender sobre esta informação é o tipo de rede do Windows, que está listado diretamente abaixo do nome da rede.

Isso é muito importante porque, quando você está conectado a uma rede privada ou doméstica, há muitas configurações de compartilhamento definidas por padrão no Firewall. Isso significa que outros podem encontrar seu computador na rede e possivelmente acessar pastas compartilhadas.

LEIA TAMBÉM:

Como bloquear programas no Windows 7, 8 e 10 via GPO

Espaço de Armazenamento-RAID 5 Windows 8.1 e Windows 10

AppLocker – Como bloquear aplicativos no Windows 7, 8.1, 10

O Windows normalmente tentará descobrir isso automaticamente para que, quando você se conectar a uma rede WiFi pública, usará o perfil público e não o privado. Às vezes, o Windows irá perguntar se você deseja ativar o compartilhamento ou encontrar dispositivos quando você se conectar a uma rede.

Você também pode alterar manualmente o tipo de rede para público ou privado, dependendo do tipo de privacidade que você deseja.

Como alterar o tipo de rede no Windows 7, 8 e 10?

Abaixo eu gravei um vídeo no meu canal do Youtube explicando com mais detalhes como mudar de rede pública para privada no Windows.

Configuração de Rede Windows 10 e Windows 7

Após configurar o tipo de rede, será necessário abrir as configurações de compartilhamento avançado, o principal local para gerenciar como seu computador se comunica com o resto da rede.

No Windows 7, você tem dois perfis: Doméstica ou de Trabalho e Pública. Apenas um perfil pode estar ativo por vez.

configurações de rede avançadas no windows 7

No Windows 8 e 10, você possui três perfis: Particular, convidado ou público e todas as redes . Basicamente, são as mesmas configurações do Windows 7, mas com algumas divisões.

configurações avançadas de rede no windows 8.1
Em configurações avançadas no Windows, nós podemos realizar as seguintes configurações:

  • Descoberta de rede – Esta configuração por padrão está ativada para redes privadas e significa que seu computador pode ser visto por outros computadores e vice-versa. Quando você abre o Windows Explorer, você pode ver o nome de outro computador conectado à sua rede.
  • Compartilhamento de arquivos e impressoras – Esta configuração permite que outras pessoas acessem pastas e impressoras compartilhadas em seu computador.
  • Conexões do Grupo Doméstico – Conexão do Grupo Doméstico e uma outra maneira de Compartilhar arquivos e pastas no Windows.
  • Compartilhamento de pasta pública – Permiti salvar arquivos na pasta pública para ficar disponível para qualquer pessoa na rede. Se habilitar essa opção, tome cuidado para não compartilhar arquivos importantes na pasta pública.
  • Compartilhamento de Mídia – Essa opção transforma seu computador em um servidor para que você possa transmitir música, filmes e imagens para outros dispositivos na rede, como um vídeo game, televisão, etc.
  • Conexões de compartilhamento de arquivos – Isso sempre deve ser configurado para usar criptografia de 128 bits, a menos que você precise compartilhar arquivos com sistemas antigos.
  • Compartilhamento protegido por senha – Se ativar essa opção, quando outros usuários tentarem acessar uma pasta compartilhada no seu computador, será necessário digitar um nome de usuário e senha que está cadastrado no seu computador.

Se estiver usando o Windows 8 ou Windows 10, expanda todas as redes para exibir o restante das configurações.

Como configurar rede no Windows 10 e Windows 7?

Veja com mais detalhes como configurar rede no Windows 10 e Windows 7 no vídeo abaixo:

Até a próxima!

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *