Como bloquear sites no PC, Notebook, Celular com OpenDNS?

Generic Category (Portuguese)300x250

Olá amigos! Nesse artigo vou te ensinar como bloquear sites no PC, Notebook, celular, usando o DNS do OpenDNS.

O OpenDNS é um dos serviços crescentes de resolução de nomes de domínio. O OpenDNS possui recursos como correção de erros ortográficos, proteção Phishing e filtro de conteúdo.

Como sabemos, alguns sites não são seguros para navegação. Alguns podem infectar seus computadores com vírus e adicionar um monte de pop-ups que atrapalham o desempenho. Muitos sites não são recomendados para crianças porque contêm conteúdo para adultos – sexo, violência…, e os pais nem sempre estão por perto para supervisionar seus filhos. E com certeza você não quer que seu filho tenha acessos a esses sites.

E para bloquear sites usaremos o OpenDNS. Com as configurações vamos proteger dispositivos como: Computadores, Celulares, Notebooks, literalmente qualquer coisa que se conecte à internet.

O OpenDNS é um dos principais serviço de DNS do mundo, que além de bloquear sites no PC você terá velocidade de internet visivelmente mais rápidas.

Observe que os recursos de bloqueio gratuito que o OpenDNS oferece não são equivalentes aos que você encontraria em software dedicado ou em um roteador. Mesmo assim é uma excelente alternativa como bloqueador de sites proibidos já que a configuração é bem simples.

Vale lembrar se o usuário tiver permissão de Administrador nos dispositivos, ou até mesmo ter acesso ao Roteador, de nada adianta fazer as configurações para Bloquear Sites. Nesse caso ele pode facilmente contornar qualquer segurança ou outras restrições simplesmente alterando as configurações.

Se você quiser realmente bloquear sites no PC ou qualquer outro dispositivo, você deve modificar as permissões que ele executa no computador, por exemplo, alterando para um Usuário Padrão ou alterando a senha do Roteador. Mas isso vai depender do modo que usamos para Bloquear Sites Proibidos.

LEIA TAMBÉM:

Configuração do Firewall do Windows

Como mudar de rede pública para privada

Como bloquear aplicativos no Windows

Como remover propagandas do navegador

Modos para bloqueio de sites com OpenDNS

Para bloquear sites proibidos, temos a opção de alterar o DNS no seu roteador, que é o principal ponto de conexão para Internet. Isso tem a vantagem de bloquear sites de todos os dispositivos na rede. Mas as regras de restrição também se aplicam nesse modo, já que o usuário poderá alterar as configurações de rede.

A outra opção para bloqueio de sites com OpenDNS é alterar o DNS em cada cliente na rede. Mais uma vez vale lembrar que as regras de restrição de usuário também se aplicam nesse modo. De nada adianta configurar os dispositivos se o usuário tem acesso administrativo no computador.

Endereço DNS do OpenDNS

Para bloquear sites na internet usando o OpenDNS é necessário configurar os seguintes DNS nos dispositivos ou no roteador:

  • DNS primário – 208.67.222.123
  • DNS Secundário – 208.67.220.123

Também será necessário limpar o cache dos navegadores de internet. Abaixo eu gravei um vídeo explicando passo a passo como configurar o DNS para bloquear sites impróprios.

Configurar o DNS para bloqueio de sites impróprios

IT Certification Category (Portuguese)300x250

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *