Como bloquear programas no Windows 7, 8 e 10 via GPO?

Generic Category (Portuguese)300x250

Como bloquear programas no Windows 7, 8 e 10? Bom, para realizar essa configuração, iremos utilizar as Diretivas de Restrição de Software do Windows.

Mas antes, se você ainda não se inscreveu em nossas redes sociais, não perca tempo. Clique nos links abaixo e confira nossas dicas e os melhores treinamentos online de TI para alavancar sua Carreira Profissional!

Facebook     Youtube     Google+     Twitter     Linkedin

Utilizado essa ferramenta disponível nas configurações da GPO, é possível configurar dois métodos diferentes para bloqueio de programas no Windows.

O primeiro método, conhecido como Lista Negra, é quando você permite que todos os aplicativos sejam executados por padrão, exceto aqueles que você não permitir. O segundo método é chamado de Lista Branca, que bloqueia todos os aplicativos, exceto aqueles que você permitir explicitamente.

O método recomendado por vários especialista da área de segurança é a Lista Branca, principalmente com os novos Malwares que a cada dia estão complexos e difíceis de remover do sistema, como os Ransomware. Com a Lista Branca, é possível bloquear todos os programas no Windows, exceto os que você permitir. Leia também (Como bloquear pendrive no Windows).

O único problema ao bloquear programas no Windows utilizado a Lista Branca, é que será necessário criar novas regras quando instalar novos programas no sistema. Mas pela segurança obtida com esse bloqueio de programas será compensado. Leia também (Como remover propagandas do navegador).

Embora esse artigo seja voltado para usuários individuais, essa mesma abordagem pode ser usada na sua empresa, configurando as Políticas de Grupo (GPO) em um domínio com Windows.

Para você entender melhor como bloquear programas no Windows utilizando as Diretivas de Restrição de Software, iremos realizar os seguintes processos:

Executar o comando “gpedit.msc” para abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local.

como bloquear programas no windows 7, 8 10

Acessar o caminho “configuração do computador, configuração do Windows, configuração de segurança, políticas de restrição de software.

políticas de restrição de software

Acessar as “políticas de restrição de software”, e depois criar “novas políticas de restrição de software”.

bloquear software no windows

Configurar as propriedades da seção. Esta seção nos permite especificar configurações gerais sobre como essas diretivas de restrição serão configuradas.

bloqueio de probramas no windows 10

Depois iremos configurar quais tipos de arquivos serão considerados executáveis e quais serão aplicados na Diretiva de Restrição de Software.

diretivas de restrição de software
O próximo passo será configurar a política padrão que decide se o tipo de bloqueio será bloquear ou permitir todos programas.

regras padrão de bloqueio de programas

E depois iremos configurar as regras adicionais para bloquear ou permitir a execução de programas no Windows 7, 8 e 10.

regras adicionais de bloqueio

Abaixo eu gravei um vídeo explicando Como Bloquear Programas no Windows utilizado as Políticas de Restrição de Software.

Como bloquear programas no Windows 7, 8 e 10?

IT Certification Category (Portuguese)300x250

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *