Certificações em TI vale a pena mesmo?

Tirar ou não a certificação em TI com certeza é um dos principais assuntos que os profissionais  estão debatendo atualmente, principalmente pelos iniciantes na área.

Os profissionais de TI  que são certificados defendem a importância na carreira, mas muitos dizem que o mais importante é a experiência profissional.

Mas quem está certo ou errado?

Para responder essa pergunta, vamos analisar alguns fatores que precisam ser considerados… Bom, se olharmos para o Departamento Pessoal das empresas, veremos que atualmente as certificações em TI já são praticamente obrigatórias, e isso não podemos negar, que ao meu ver os requisitos são até exagerados pela remuneração oferecida.

Eu como um Profissional de TI Certificado posso dizer que sim, ter esse triunfo no currículo faz a diferença na hora da seleção do RH, principalmente se o profissional não tiver uma referência de outras pessoas.

O valor das certificações em TI

As certificações em TI comprovam que o profissional possui conhecimento técnico específico na área, que inclusive é o próprio desenvolvedor da tecnologia, como por exemplo, a Microsoft que certifica que o profissional está apto a executar determinada função.

certificações em ti

Empregos na área de TI 

As chances do profissional certificado ser chamado para entrevista é muito maior em relação a um que não possui o certificado, mesmo que os dois profissionais tenham a mesma experiência.

Por outro lado, devemos entender que as certificações em TI são um diferencial no currículo do profissional, mas não comprova totalmente sua experiência. Por exemplo, um profissional que estudou, fez vários testes e passou no exame de certificação, mas ficou algum tempo sem realmente executar suas habilidades, pode não está preparado para uma determinada função por falta de experiência, além do lado comportamental que será analisado na escolha do profissional.

Por isso pessoal, as certificações em TI é um grande diferencial que você terá, mas não garante que será contratado, elas apenas fazem parte de um requisito. (Conquiste sua Certificação Microsoft)

Devido a esses fatores, um profissional certificado não quer dizer que é melhor que um não certificado. Com certeza há profissionais que não são certificados, mas que já estão trabalhando com TI há muitos anos, tendo como ponto forte sua própria experiência, que pode ser melhor do que um profissional certificado.

Em minha opinião, se você ainda não tirou sua certificação, levante as mangas e tire logo e verá a diferença. Você terá mais respeito e confiança principalmente quando for fechar um projeto.

Mas não fique só nas certificações em TI, busque também sua graduação, pois você deve entender que tudo isso é um investimento na sua carreira e no futuro colherá os frutos por ser reconhecido como um ótimo profissional.

Espero que tenha gostado! Mas e você, o que achou do assunto? Seu comentário é muito importante!

Até a próxima…

LEIA TAMBÉM:

O poder do Backup nas Nuvens

Certificação PMP para Gerenciamento de Projetos

  • Youtube
  • Google+
  • Linkedin

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

    4 Comentários

  1. Hoje possuo certificação CISCO CCNET e estou estudando para CCNA, trabalho como analista com foco em redes e gostaria de saber se a Microsoft oferece alguma certificação para área de redes! Visto que hoje em dia o profissional da área de T.I possui bastante cobrança, mesmo sendo bem certificado/graduado as empresas não pagam os salários condizentes com seu investimento em graduação, certificação, atualização diária, acredito que hoje em dia neste setor a cobrança por qualificação não está e acordo com a remuneração oferecida ou seja o seu investimento é muito pouco valorizado no ramo, porém o mais importante é valorizar-se e ir à luta se a empresa não pago o que voce tem certeza que vale mude não se prenda a algo por comodismo da função liberte-se …

  2. Olá Fernando! Existe sim Certificação Microsoft na área de redes, mas são focadas em seus próprios Sistemas. Por exemplo, para o Windows Server 2008 tem o exame 70-642. E você está certo, se a pessoa não está satisfeita com a remuneração atual, procure outra empresa que valorize o Profissional de TI!

  3. Coisas complementares:
    1- Um profissional de TI, tem sempre de estar estudando e pesquisando. O saber não ocupa espaço.
    2)- Experiência se consegue praticando e fazendo o número 1 acima.
    3)- Certificação comprova que você passou numa prova e tem conhecimento do assunto. (E serve prá ilustrar CV) Mas tem que fazer o número 2 acima.

  4. Valeu essa dica na realidade eu gostei muito

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *