Certificação Cobit 5 Foundation vale a pena? Quanto custa o Exame?

Generic Category (Portuguese)300x250

Certificação Cobit 5 Foundation vale a pena? Manter-se sempre atualizado é uma das principais exigências do mercado para quem trabalha na Gestão de TI.

Por ser uma área de atuação onde a concorrência cresce a cada dia, é importante que o profissional busque cursos e certificações que o capacite para os desafios na gestão de TI.

A Certificação Cobit 5 Foundation, por exemplo, é um título voltado para quem participa e atua em auditoria, implementação e controle de processos de TI, mais direcionada para Gerentes de TI, ao contrário de outras, que são voltadas para técnicos.

Se você já está inserido no ramo e deseja ampliar suas possibilidades de atuação nessa área de Gerenciamento de TI, continue a leitura deste artigo e veja as principais informações sobre a Certificação Cobit 5 Foundation e se vale a pena adquiri-la.

O que é a Certificação Cobit 5 Foundation?

Control Objectives for Information and related Technology, ou simplesmente Cobit, é um conjunto de ferramentas que funciona como um guia para orientação e capacitação dos profissionais que desejam alcançar excelência em gestão de TI.

O Cobit é um Framework de boas práticas criado pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association).

A Certificação Cobit 5 Foundation é o título que garante a versão mais atualizada desse guia, possuindo cinco princípios-chave e sete categorias que maximizam a organização em determinado ambiente corporativo, alinhando técnica com estratégias eficientes para o Gerenciamento de TI da empresa.

O foco da Certificação Cobit 5 Foundation é combinar um conjunto de práticas e diretrizes para a excelência em TI, baseadas em segurança e, consequentemente, redução de risco.

O Exame para a Certificação Cobit 5 Foundation

A O Exame Cobit 5 Foundation é aplicado pela APMG International e com ela é possível obter três níveis de certificação Cobit:

  • Cobit 5 Foundation
  • Cobit 5 Implementação
  • Cobit 5 Assessor

A prova é composta de 50 questões objetivas, e o candidato precisa responder corretamente metade das perguntas em 40 minutos para obter a aprovação.

Não existe nenhum requisito específico para a realização do Exame Cobit 5 Foundation, apenas o pagamento da taxa de inscrição ($300,00 Dólares). A prova também pode ser feita online inclusive em português.

A Certificação Cobit 5 Foundation é ideal para auxiliar os Gestores de TI a controlar os serviços de TI fornecidos internamente ou por terceiros, bem como os auditores de sistemas e opiniões a respeito dos controles internos.

Certificação Cobit 5 Foundation vale a pena?

É muito comum que o profissional recém formado em Tecnologia da Informação fique em dúvida a respeito de qual Certificação vale a pena investir e se elas vão realmente fazer a diferença na sua experiência com o mercado.

De fato, são muitas e variadas as Certificações disponíveis atualmente, e isso pode fazer com que o atuante na área se perca em relação a qual delas é a mais benéfica e pode trazer maior retorno no quesito empregabilidade e salário.

O ideal é que a iniciação no mercado comece pelos níveis de base, mais conhecidos como “de entrada”. As Certificações em TI enquadradas nessa categoria são as que fornecem ao Gerente de TI um conhecimento a respeito daquilo que há de mais básico e mais essencial.

Algumas Certificações em TI mais avançadas, inclusive, têm como requisito para a aprovação um título em alguma dessas mais básicas.

O nível Foundation do Cobit 5 é um bom começo, já que ele está diretamente relacionado a ensinamentos sobre conceitos, estruturas e terminologia fundamentais para sistemas.

Possui um custo benefício bem acessível para quem está iniciando na Carreira de TI e é uma das garantias para a contratação em bons cargos, já que as empresas dificilmente contratam um Gerente de TI que não tenha essa certificação, conhecida como referência em Gestão de TI no mundo.

Se você está em dúvida sobre a relevância da Certificação Cobit 5 Foundation para seu currículo profissional e se vale a pena investir no curso e no exame, saiba que a necessidade de uma boa Gestão na TI exige cada dia mais profissionais preparados para tal.

Alinhado com os objetivos da organização, o Gerente de TI que possui em seu currículo a Certificação Cobit 5 Foundation desenvolverá a liderança dos sistemas através de estratégias que melhorem a competitividade do negócio e aprimore o desempenho juntamente com os resultados.

As estatísticas mostram que mais da metade dos Profissionais de TI não possuem qualquer tipo de certificação. Portanto, vale muito a penas investir na Certificação Cobit 5 Foundation, pois ela garante a subida do currículo para um patamar diferenciado e eleva de maneira bastante eficiente as possibilidades de contratação para atuação em bons cargos de Gerenciamento de TI.

Curso Preparatório Para Certificação COBIT 5 Foundation

Aprenda a utilizar o principal Framework de Governança de TI e prepare-se para o Exame de Certificação COBIT 5 Foundation. Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o Treinamento para Certificação Cobit 5 Foundation online:

certificação cobit 5 foundation

Até a próxima…

LEIA TAMBÉM:

Certificação PMI

Graduação ou Certificação em TI

Certificação ITIL

IT Certification Category (Portuguese)300x250

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *