Backup nas nuvens e as vantagens dessa tecnologia!

Generic Category (Portuguese)300x250

O backup nas nuvens, também conhecido como (Cloud Backup) no termo em inglês vem se tornando comum entre as pessoas ou no âmbito empresarial. Saiba que na lógica, o conceito armazenamento em nuvem não é de fato algo novo… pois os próprios dados dos emails já estão armazenados em um servidor de arquivos na internet. O que houve foi uma evolução dessa tecnologia, que através de aplicativos, uma empresa pode criar seu próprio armazenamento em nuvem ou contratar o serviço de terceiro.

Outra vantagem do backup online é a segurança das informações e os recursos ilimitados disponibilizados pela tecnologia.

Os primórdios do backup nas nuvens

Devido o seu alto custo no início, era praticamente inviável a solução de cloud computing para a maioria das empresas. Com o backup tradicional que já era realizado dentro das empresas era necessário ter redundâncias entre os discos, equipamentos e um alto custo para implantação. Mas com a chegado do armazenamento em nuvem é possível eliminar essa alta complexidade e mão de obra e contratar o serviço de terceiro com o espaço em disco e gerenciamento sobe demanda.

Vantagens do armazenamento em nuvem

backup nas nuvens

Segurança da informação

Sem dúvida é um fator que a maioria das empresas buscam quando o assunto é a preservação dos seus dados. Anteriormente, as empresas armazenavam seus dados em servidores na mesma localização física, que caso acontecesse algum desastre natural ou furto, o backup era totalmente perdido. Mas com o backup nas nuvens muita coisa mudou… como os dados são armazenados em datacenter seguro, que são espalhados em várias localizações, essas empresas que disponibilizam o serviço garantem que os seus dados não serão perdidos. Mas você não precisa deixar de fazer o backup local como tem feito, mas se possível unem as duas possibilidades para garantir uma segurança completa das suas informações que são de grande valor. (Leia Perigo por não bloquear sites)

Flexibilidade

Uma outra grande vantagem do cloud computing é sua flexibilidade. Não se preocupe se sua empresa está iniciando e crescendo. Através da tecnologia é possível aumentar o espaço de armazenamento de acordo com sua necessidade e demanda. Toda a gestão dos servidores e equipamentos e gerenciado pela própria empresa que disponibiliza o serviço.

Acessibilidade

O backup nas nuvens e acessível porque você não vai precisar investir em recursos como disco rígido, servidores, hardware entre outros. Todo o gerenciamento desses recursos será realizado pela empresa contratante, ou seja, diminuindo o custo. Para você ter uma ideia, um computador pode ficar obsoleto em torno de cinco anos ou menos, sendo necessário a atualização do parque tecnológico.

Backup centralizado

Uma vez que os backups são padronizados tanto pela matriz como pela filial, toda a rotina do backup é realizada de forma centralizada, sendo facilmente localizado e rápido na localização das informações desejadas.

Mobilidade

Por ser totalmente móvel, o backup nas nuvens se torna extremamente importante em determinadas situações. Pessoas que viajam, estão em casa ou em qualquer lugar fora da empresa garante a continuidade das atividades mesmo que elas não consigam chegar até a empresa ou precisam estar em outra localidade.

Backup ilimitado

Todos os recursos disponibilizados pelo backup na nuvem são ilimitados, Independentemente das suas necessidades para executar os processos ou realizar mudanças onde será necessário dobrar o espaço de armazenamento ou processamento dos seus sistemas.

Disponibilidade

Antes do backup nas nuvens eram necessário a aquisição de servidores com grande espaço de armazenamento trabalhando com dois ou três discos espelhados e mesmo assim não era totalmente eficaz quando o assunto é disponibilidade das informações. Imagina uma empresa ficar sem energia por um longo período. Já o backup nas nuvens está sempre disponível para você acessar em qualquer momento e em qualquer lugar que precisar.

Uma das desvantagens do backup nas nuvens é a necessidade de uma banda larga considerável para executar as tarefas, já que todo o tráfego é realizado pela web. Uma dica importante é que fique com as duas tecnologia, tanto com o backup local como o backup na nuvem para garantir a segurança e a disponibilidade das suas informações.

E você, o que achou do assunto? Deixe seu comentário… Até a próxima!

Leia também.

Como atualizar para Windows 10 passo a passo!

  • Youtube
  • Google+
  • Linkedin
IT Certification Category (Portuguese)300x250

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.

    6 Comentários

  1. Os serviços de nuvem trouxeram grandes possibilidades quando se fala em armazenamento e processamento de informações.
    Poder armazenar cópias de segurança distribuídas entre dois ou mais DataCenters em países distintos é sem dúvida uma conquista imensurável, pois trás um novo nível de disponibilidade de dados.
    Mas vale lembrar que não é tão simples o processo de adaptação e planejamento quando se quer usufruir dos serviços em nuvens, pois há uma nova curva de aprendizado, um novo esquema de cobrança, e custos que muitas vezes passam despercebidos. O ROI vêm com o tempo, e os benefícios também.
    O planejamento é a parte mais importante na implantação de uma solução de backup em nuvem, deixando claro qual será o plano de contingência e recuperação em caso de desastre.
    Você já fez seu backup hoje ? Já testou a restauração ? Então vai lá que o show não pode parar 😉

  2. Excelente comentário Luciano!

  3. Marco coloca os links das princiapis empresa de Backup nas Nuvens. desde as grandes medias e pequenas.

    att.

  4. Olá bom dia,
    Decidir fazer esse curso do server 2012, sou iniciante!
    Como funciona esse curso, tem suporte?
    Qual carga horária?
    É online?
    Quantas hora por dia?
    Pega o certificado?
    Tem como deixar armazenado as videos aulas?
    Aprende apartir da instalação do server, enfim quero tirar todas as minhas dúvidas por favor!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *